0

Vinhos brasileiros premiados na Inglaterra

    


 Logo na primeira participação no Decanter World Wine Awards, os vinhos brasileiros ganharam oito medalhas. O resultado da nona edição do concurso realizado pela mais importante revista de vinhos do mundo, a Decanter, foi anunciado nessa terça-feira, dia 22, na London International Wine Fair (LIWF), em Londres, Inglaterra. Quatro vinícolas brasileiras – Dunamis, Miolo, Casa Valduga e Santa Augusta – foram premiadas com quatro medalhas de bronze e quatro menções honrosas.

    A Dunamis recebeu três medalhas – duas de bronze (para o espumante Dunamis Ar Moscatel e para o vinho branco Dunamis Ser safra 2011) e uma menção honrosa (para o varietal Dunamis Pinot Grigio). O Miolo Wine Group também ficou com três medalhas – duas de bronze (com o Alisios do Seival Pinot Grigio/Riesling e o Alisios do Seival Tempranillo/Touriga). A Casa Valduga ganhou uma menção honrosa com o espumante 130 Brut e a vinícola catarinense Santa Augusta também ficou com uma menção honrosa para o seu vinho branco Moscato Giallo safra 2011.

      O Decanter World Wine Awards teve um recorde vinhos inscritos este ano: 14.119 amostras de 47 países. Quem anunciou os resultados foi o famoso crítico de vinhos Steven Spurrier, que ficou conhecido pelo histórico Julgamento de Paris, realizado em 1976, numa degustação às cegas comparando os vinhos californianos aos melhores exemplares franceses de Bordeaux e Borgonha. Esta degustação, com nove jurados franceses, surpreendeu a todos a dar o primeiro lugar a um vinho californiano, marcando uma explosão de confiança nos vinhos do Novo Mundo. “Nós temos os melhores jurados do mundo”, disse Spurrier. Mais de 200 comerciantes de vinho, sommeliers, jornalistas e autores, incluindo 54 Masters of Wine e 11 Master Sommeliers, participaram de uma semana de julgamento, em abril.

O Decanter World Wine Awards compete com o International Wine Challenge (IWC) para ter o reconhecimento de concurso de vinho mais importante do Reino Unido. Este ano, foram mais de 14 mil amostras de vinhos de 47 países participaram do Decanter World Wine Awards, ante mais de 15 mil amostras de mais de 50 países do Wine Challenge, que nesta edição concedeu 30 medalhas – um recorde – para os vinhos brasileiros. 

Brasileiros surpreendem

   “As vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas”. A afirmação é de Steven Spurrier, famoso crítico britânico, em sua coluna da edição de agosto da revista Decanter, a mais prestigiada publicação de vinhos do mundo. O comentário positivo aos vinhos brasileiros veio após Steven Spurrier degustar os produtos das nove vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Rio Sol e Salton) presentes na feira em Londres. As empresas participaram reunidas em um estande coletivo do projeto Wines of Brasil. No dia 18 de junho, Spurrier passou de balcão em balcão degustando os produtos das vinícolas brasileiras na London Wine Fair. No dia seguinte, ele voltou para provar mais vinhos brasileiros.

   Segundo a gerente de Exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, Spurrier parabenizou as vinícolas brasileiras pela “crescente evolução dos vinhos”. Em entrevista no estande Wines From Brazil, o famoso crítico britânico revelou que gostou especialmente dos vinhos Tannat Reserva 2005, da Pizzato, e do Cabernet Franc 2007, da Salton. “Estou muito impressionado com estes vinhos, principalmente porque não são muito alcoólicos (13,2% e 13,3%, respectivamente), o que revela melhor a fruta no caso de rótulos jovens”, comentou. “Se fossem mais alcoólicos, os vinhos perderiam esta fruta. Acho que o Brasil deve continuar neste caminho de elaborar vinhos em uma faixa moderada de álcool, de 12% a 13,5%”, acrescentou.

    Spurrier ainda disse que os vinhos brasileiros são muito gastronômicos. “São vinhos com a proposta de acompanhar comida”, atestou. O crítico destacou o frescor dos vinhos brancos, sobretudo da cepa Chardonnay, e a qualidade dos espumantes. “Observei uma boa constância de qualidade em todos os produtos brasileiros”, afirmou. Andreia Gentilini Milan comemorou a atenção dispensada por Spurrier aos vinhos brasileiros. “Eles fez questão de degustar todos os produtos e elogiar a qualidade verificada nos vinhos apreciados”, salientou. 

Fonte : Revista Serra Nossa

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!