No primeiro trimestre de 2012, as exportações de vinhos espanhóis têm gerado resultados positivos em volume (5% com 5,3 milhões de hectolitros - hl) e em valor (15%, para 554 milhões de euros) . segundo dados analisados pelo Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV).
Um dos indicadores mais animadores do relatório, é o aumento no preço médio, que subiu quase 10% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 1,04 euros por litro. O aumento ainda maior ocorreu no final do trimestre, com (26%) quando comparado o preço médio do vinho em março de 2011 (0,94 euro por litro) em comparação com março de 2012 (1,18 euro por litro ).
Ao longo do primeiro trimestre de 2012, os vinhos engarrafados com DOC aumentaram seus preços em 5% e as exportações aumentaram 3% em volume (0,73 hl) e 8% em valor ( 229 milhões de euros).
Um dos indicadores mais animadores do relatório, é o aumento no preço médio, que subiu quase 10% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 1,04 euros por litro. O aumento ainda maior ocorreu no final do trimestre, com (26%) quando comparado o preço médio do vinho em março de 2011 (0,94 euro por litro) em comparação com março de 2012 (1,18 euro por litro ).
Ao longo do primeiro trimestre de 2012, os vinhos engarrafados com DOC aumentaram seus preços em 5% e as exportações aumentaram 3% em volume (0,73 hl) e 8% em valor ( 229 milhões de euros).
No caso do vinho a granel de vendas, vinho sem denominação de origem obteve um aumentou em 6% em volume e 35% em valor chegando a 115 milhões de euros , com uma média mais elevada 28% para 0,40 € por litro. O único produto em que as exportações sofreram queda foram os AOC, com (-33% ) em volume (140.000 hectolitros) e (-22%) em valor (10,5 milhões de euros ) para um preço médio de 0,75 € / l.
França e Alemanha são principais destinos
A Espanha aumentou, em volume, a exportação de seus primeiros quatro mercados: França (5%), Alemanha (20%), Itália (37%) e Reino Unido (15% )No entanto, diminuiu significativamente na Rússia (- 50%), na Holanda (-18%) e Portugal (-12%).
Em termos de valor, o pódio dos primeiros clientes de Espanha consiste em:
• Alemanha (87 milhões),
• Reino Unido (65 milhões),
• Estados Unidos (53 milhões)
• e França (51 milhões).
O desenvolvimento de valor na venda de vinho espanhol é um ponto positivo para o setor, já que o mesmo reflete numa mudança de tendências, com um crescimento na maior parte dos preços. No entanto, dada a notícia de crescimento do volume das exportações, de vinho à granel em volume e valor, quem tem muito a ganhar com isso é o próprio mercado espanhol.
Fonte : guiapenin.com
0 comentários :
Postar um comentário
Muito obrigada!