1

Dicionário do vinho – Entenda algumas siglas e expressões importantes




Não se acanhe e nem se confunda! É absolutamente normal não conhecermos todos os termos e expressões do mundo do vinho. Como tratamos de um assunto cheios de termos  e expressões muitas vezes francesas, fica difícil gravar nas nossas mentes todas elas e muito menos termos conhecimentos profundos sobre as mesmas. Pensando nisso, separei algumas dessas expressões que tanto nos fazem bater a cabeça na hora de conhecer um rótulo.

Champagne Vintage : Trata-se de um champagne especial, produzido a partir de uvas de uma única safra.  Vintage é uma referência aquele ano específico. Caso você encontre nas prateleiras um champagne não Vintage, isso quer dizer que ele foi produzido a partir de vinho base de várias safras.

Método Charmat – Quando você encontrar na gôndola um espumante charmat, isso quer dizer que ele utiliza tanques pressurizados para a segunda fermentação  e não a tradicional que é feita na própria garrafa.

Vinho de guarda:  O nome já diz tudo “ Vinho de Guarda”, significa que esse vinho deverá ser guardado por um tempo para ficar ainda melhor.

Vinho jovem : Este vinho precisa ser consumido mais rapidamente , geralmente em até dois anos, países do novo mundo como EUA, Austrália e Brasil , produzem muitos vinhos jovens.

Brut – Termo reservado para espumantes secos.

Quinta – Nome que se dá as vinícolas portuguesas.

Ah.. vários amigos me perguntam sobre a diferença de enólogo,  enófilo e sommelier, vai aí a diferença!

Enólogo - profissional do vinho graduado com nível superior., é aquele que produz o vinho na vinícola

Enófilo -  amante do vinho que procura informar-se apenas por prazer e curiosidade

Sommelier -  profissional especializado em vinhos que em geral trabalham em restaurantes sugerindo vinhos ao cliente




1 comentários :

Valadão disse...

Oi Michele, excelentes dicas.... agora descobri que sou um verdadeiro Enófilo.....
Bjs

Valadão

Postar um comentário

Muito obrigada!