1

Carla Reis, estréia coluna no Vin&Plaisir,




Boas surpresas perto do Aeroporto de Lisboa
 Não posso queixar-me pois  esta cidade recebeu-me de braços abertos após 15 anos de “carioquices”, foi berço de uma nova família e da conclusão da minha escolaridade, foi o espaço onde inciei as  minhas incursões vínicas ( autónoma e profissional ) e , por fim, palco da minha actual curiosidade enófila.

Este Distrito tem algumas particularidades _atenção enoturistas!_  interessantes: tem  produtores com grande qualidade, baixo preço (relativamente a outras regiões como o Douro ou Alentejo), disponíveis para a recepção  e a poucos minutos do centro metropolitano… Querem mais?  Eu queria… mas não podendo , de uma só vez, referir todos, chamarei  atenção a dois produtores que têm como principal semelhança o responsável de Enologia Hugo Mendes.


Quinta da Murta
Um excelente produtor da Região de Bucelas com referências frescas, apelativas e bem feitas.  De todo o seu portefólio, destaco o Quinta da Murta Clássico e Espumante Quinta da Murta Bruto, ambos  a partir da casta Arinto.
Particularmente, considero-os dois dos melhores exemplos desta Região e um “must have”.
Quinta da Murta Clássico 2009

Apresenta uma diferenciação baseada numa boca menos acídula e mais estruturada ( e como tal, na minha opinião, mais gastronómica) relativamente a outras referências de Bucelas , equilíbrio e elegância graças à batonage durante 12 meses.


Relativamente ao Espumante Quinta da Murta Bruto, posso referir como principais características a sua mousse fina e persistente, aromas frescos e boca gulosa. Um vinho que não deixa nada a desejar a outros espumantes nacionais e internacionais.


Quinta das Carrafouchas
Aqui , o Enólogo Hugo Mendes mostrou a sua versatilidade. Este produtor apresenta  apenas duas referências tranquilas: Quinta das Carrafouchas Branco (monocasta Arinto) e Quinta das Carrafouchas Tinto (Tinta Roriz e Touriga Nacional) , ambos, resultantes de estágio parcial e dos quais destaco o Tinto 2009.

Quinta das Carrafouchas tinto 2009

Aqui, encontramos um perfil ligeiramente mais austero, sem perder  a elegância,com uma boca cheia, alguma fruta e tosta, final fresco e prolongado. Um vinho gastronómico que apela aos sentidos.

Duas regiões vitivinícolas pouco reconhecidas pelo consumidor brasileiro (Lisboa e Bucelas), dois produtores e belíssimas referências cujo o factor de ligação é aquele que considero um excelente enólogo, profissional e blogger, Hugo Mendes…. Ora gravem lá este nome ;)

Quinta da Murta
Quinta das Carrafouchas


Saiba mais sobre a nova colunista do "Vin&Plaisir" Carla Reis
"Carla Reis, actualmente responsável pelo blog Copo de Salto Alto, passou de Coimbra (Biologia) à Baco (tranquilo tinto, branco, rosé, espumante, licoroso...). Tendo iniciado o seu percurso profissional num dos grandes produtores vinícolas de Portugal, abraçou a formação pela WSET e um projecto de escrita colectiva sobre esta temática.

Agora, inicia um projecto particular (eventos enogastronómicos e visitas) e responde por um dos raros blogs femininos sobre bebidas alcoólicas em Portugal tendo tido inclusivamente, referência na reconhecida Revista Wine."
Carla Reis,

Visite o blog: http://copodesaltoalto.blogspot.com.br/

 






 


1 comentários :

Hugo Mendes disse...

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer as simpáticas palavras acerca dos vinhos da Quinta da Murta e da Quinta das Carrafouchas.
Depois, agradecer a atenção que é dada ao meu trabalho.
Contrariando a vaidade que me pedia silêncio, sinto-me moralmente obrigado a afirmar que ambas as Quintas vivem, não do meu génio criativo, mas sim das filosofias de qualidade e diferenciação. De paixão pela terra e pelas vinhas que cada produtor demonstra. A mim só me cabe o papel de não deixar estragar!
Muito agradecido!
HM

Postar um comentário

Muito obrigada!