0

Profissão Sommelier : Mulheres na liderança!



A sommelière Pascaline Lepeltier, de 31 anos,  foi uma das profissionais classificadas no concurso que elege o  “Melhor Sommelier  da França”. Pela primeira vez em toda a história do concurso , ela foi a primeira mulher a ser classificada numa competição onde apenas os homens seguem nas finais. As finais do concurso ocorreram nos dias 14 15 de outubro, em Marseille,sul da França.  Atualmente, Pascaline trabalha no Restaurante Tomate Rouge,  de Nova Iorque. Veja trechos da entrevistas que a profissional concedeu a jornalista Claire Morin-Gibourg ,da “La Revue Du Vin de France”, traduzida para o Português.

Confira!

larvf.com: Qual é a sua formação?

Pascaline Lepeltier -  Sou mestre em  filosofia. Mas trabalhei em restaurantes durante a minha formação. Porém, quando conclui o curso, não me sentia  pronta para ser uma professora. Foi aí, que comecei a  pensar em trabalhar seriamente com vinhos . Trabalhei em um renomado restaurante na cidade de Angers,  e vim para Nova Iorque em junho de 2009 para trabalhar na inauguração do restaurante e estou por aqui até agora.  

larvf.com: Você trabalha no restaurante Tomate Rouge, o qual tem um conceito singular. Você pode nos dizer  como adaptou este conceito à sua lista de vinho?

Pascaline Lepeltier  - Tomate Rouge é o casamento dos alimentos e a ciência nutricional. Embora o termo é um pouco bárbaro, usamos apenas alimentos frescos, locais e orgânicos.  Os pratos são geralmente validados por nutricionistas. Não se trata de uma dieta, mas uma explosão de sabores e nutrientes.  Por isso, trabalhamos com uma seleção mais orgânica ou biodinâmica com o mínimo de química na garrafa .

larvf.com: Como você se preparou para o concurso de Melhor Sommelier da França?

Pascaline Lepeltier  - Bom, trabalho quase 70h por semana. Neste caso, eu  usei todo o meu tempo livre, uma hora pela manhã e uma hora depois do expediente, e todos os fins de semana. Além de contar com uma coleção de cartões de memória para o meu celular , os quais eu utilizava para estudar no meu trajeto de metrô.

larvf.com: Quais as vantagens em trabalhar nos Estados Unidos?

Pascaline Lepeltier  - O bom de Nova Iorque é a diversidade e o dinamismo que a cidade oferece, aqui você pode provar de tudo . O ponto fraco é estar longe da produção de vinhos,pois para entender bem sobre vinhos você precisa e deve ir para a produção, para os vinhedos.  Porém , aqui temos excelentes profissionais, o serviço é menos formal que na França, mesmo em  restaurantes gigantescos, cada profissional pode exercer as suas atividades com seu próprio estilo.  

Nota: Esta entrevista foi feita poucos dias antes da competição. Pascaline Lepeltier foi classificada entre os quatro finalistas. Sua posição exata não é conhecida, pois apenas a posição do vencedor é revelada. O vencedor de 2012 foi Roman Iltis , 30 anos,  da Alsácia, o jovem é atualmente chefe sommelier do Restaurante  Arnsbourg Baerenthal.




0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!