0

Champagne ou espumante, você sabe qual a diferença?

Leves, refrescantes e afrodisíacos, entenda a diferença entre as bebidas mais aclamadas das comemorações

Belo ao olhar com suas cores que podem variar da cor prata ao dourado, com suas bolhas finas e brilhantes, sem falar dos seus sabores, que impressionam os sentidos e os paladares. Mas qual a diferença entre champagne e espumante? A diferença esta no seu processo de produção, isso mesmo!

O nome champagne faz referência à região francesa em que a bebida é produzida, a qual se chama Champagne. Portanto, deve se chamar champagne, somente os vinhos efervescentes produzidos em Champagne.  O direito desta exclusividade é garantido em lei.    Fora dali, eles são chamados de espumantes, ou por outros nomes, conforme é definido pelo seu país de produção. Em Champagne, as castas autorizadas para o cultivo e processo de elaboração são a Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier.

Já os espumantes, podemos contar com duas variedades no mercado, os quais são diferenciados pelos seus métodos de produção. Na região de champagne, na França, utilizamos o método champenoise (onde o vinho é inserido em garrafas, e deverá passar a ganhar uma mistura de açúcar e leveduras, concluindo desta forma, uma segunda fermentação).   Este processo pode ser feito no Brasil ou em outros países, sem problemas, mas não pode ser chamado de champagne, conforme expliquei no início do artigo. Por este motivo, é importante observar no rótulo, se o espumante foi produzido pelo método champenoise, ou seja, pelo mesmo método que é feito em champagne.
A segunda variedade é o método charmat, este passa por uma produção um pouco diferente, fazendo com que o vinho base realize sua segunda fermentação em tanques de aço inox. No final, recebem uma mistura que se chama Liqueur d`expédition, o qual é responsável em fazer a classificação deste espumante, que recebe várias classificações como Brut, demi-sec, etc. As bolhas são resultado do gás carbônico, em sua composição, as quais se evidenciam com a explosão das rolhas ao abrir a garrafa.



0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!