0

Syrah ou Shiraz? Entenda melhor a uva de duas grafias!

Na França, seu terroir de origem,  ela foi batizada como Syrah, já na Austrália, ela passou a se chamar Shyraz, mas o que vale mesmo é que esta uva é simplesmente poderosa e capaz de produzir vinhos expressivos e generosos!

A Syrah, é a uva mais importante da região do norte da França, localizada na bela Côte du Rhône, mas foi na Austrália que ela mostrou grande potencial. A uva pode resultar em vinhos de diferentes estilos, tudo vai depender da região onde ela nasce. Os vinhos tintos do Rhône, por exemplo, são potentes, defumados, minerais e mais austeros, melhorando com a guarda. Já os australianos são macios, frutados, doces, temperados por especiarias e por vezes algum couro.  A uva também tem produção em países como o Chile e África do sul, onde você perceberá a grafia no rótulo, se estiver Shiraz, vai saber que o estilo deste vinho é o australiano, já se o rótulo exibir Syrah, aí pode contra com um estilo francês!


Na Austrália, a produção desta uva tem obtido enorme sucesso e assim como a Malbec é para a Argentina, passou a ser a bandeira de produção daquele país. A Syrah também tem sido produzida na Toscana, na Itália e, em menos quantidade , na Espanha e em Portugal. Já na nossa vizinha Argentina, podemos encontrar bons vinhos da uva, com grande concentração de frutas e perfumados, já que os Australianos estão ainda em pequena quantidade no país.

 O Chile também mostra bom potencial, o fato é que descobrir esta uva é realmente um grande prazer e aconselho a todos conhecerem!

Michele Montanha



0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!