0

Pesquisas apontam que algumas pessoas sofrem com alergia ao vinho



Enquanto os efeitos do consumo excessivo de álcool já estão comprovados, estudos científicos recentes têm demonstrado que algumas pessoas sofrem de alergia a vinho, mesmo sendo consumido com moderação.

Um recente estudo alemão publicado na revista Deutsches Ärzteblatt, revela que 8,9% das mulheres e 5,2% dos homens sofrem de intolerância ao vinho, cerveja e outras bebidas alcoólicas.

O estudo foi baseado por meio de  respostas relatadas em um questionário distribuído para a populção,  com a finalidade de conhecer  os hábitos de beber e suas conseqüências. Foram entrevistadas cerca de 948 pessoas com idades entre  20 e 70 anos,  sobre as quais 7,2% relataram ser intolerante ao vinho já na primeira taça. No entanto, os resultados do estudo mostram também que a percentagem poderia ser maior, uma vez que alguns sintomas como dor de cabeça, por exemplo, não foram levados em consideração. A análise também mostrou que os sintomas alérgicos relacionados ao consumo de vinho foram mais comuns em pessoas com intolerâncias alimentares (e vice-versa). Na Dinamarca, em 2010, uma equipe da Universidade do Sul do país já havia estimado em 8% a proporção de pessoas com sintomas alérgicos relacionados ao vinho, semelhantes aos da gripe.


Mas uma solução pode surgir muito em breve, uma vez que o governo canadense doou fundos para a Universidade de British Columbia (UBC) para criar um "vinho hipoalergênico ". As pesquisas já estão sendo feitas  no Centro de Investigação da universidade que já  desenvolveu com sucesso uma variedade de levedura que evita os riscos alérgicos. Esta levedura já esta sendo utilizada por alguns produtores de vinhos  nos Estados Unidos e no Canadá, que apostam numa  vantagem comercial competitiva com a produção dos seus vinhos "hipoalergênico". .  


0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!