0

Os encantos da uva Tannat



A uva de origem francesa  é hoje a verdadeira bandeira do Uruguai, a casta deu super certo na região e hoje produz vinhos de altíssima qualidade. De acordo com pesquisadores, mutações naturais sofridas nos terrois uruguaios facilitaram um processo de produção com menos agressividade do que o apresentado na França. Na realidade, esta casta é uma variedade bem indisciplinada, neste caso, um bom trabalho nos vinhedos e condições climáticas favoráveis durante a fase de maturação são fundamentais.  Ainda assim, produtores costumam amacia-las com outras castas.

A casta resulta quase sempre em vinhos de cor intensa, potentes e rústicos, costumam ser muito saborosos e perfumados.No Uruguai, a maior produção destes vinhos estão localizadas no sul do país, ao redor da capital Montevidéu, Canelones e San José são as principais regiões. No norte, há também bons vinhos em Artigas e Riveras, na fronteira do Rio grande do Sul. Aqui no Brasil, na região da Campanha, você poderá encontrar belas amostras dos vinhos tannat, com muita qualidade.

Os aromas dos vinhos Tannat se dividem em amora, framboesa, frutas maduras e compotas. Em alguns casos, verificamos também baunilha, café , cacau , couro e almíscar.
O vinho da uva Tannat harmoniza super bem com carnes vermelhas e de caça. Aperitivos á base de carnes é também muito contemplado na combinação com um tannat jovem.


Enfim, do tinto jovem ao de guarda, o tannt sempre impressiona guardando seus secretos em cada garrafa. 

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada!