1

Hora de fondue com vinho!



Com o frio chegando já começamos a nos preparar para aquelas comidinhas mais quentes, aquele vinhozinho tinto que adoramos, enfim.. o inverno tem lá seu charme e nessa hora, não é nada mal planejarmos aquele fondue para comemorar a estação mais fria do ano! Para mim, particularmente, o fondue tem um apelo muito especial. Durante oito meses da minha vida, fiz uma viagem linda pela europa estudando vinhos  ,  nessas viagens eu sempre tinha muita história para contar e duas  delas ele é  o "protagonista" .

Quando estive estudando na cidade de Montpellier, na França, na região de Languedoc-Roussilon,  tive uma daquelas tardes lindas de inverno e vi pela primeira vez a neve em meio as vinhas de um chateaux lindo com amigos queridos. No final do passeio, fizemos fondue de chocolate e isso ficou na minha cabeça, mais tarde fiz uma outra bela viagem pela Bélgica e no final do passeio, comemoramos com uma sobremesa de fondue de chocolate outra vez..Foi pensando nisso, em momentos "gostosos" e "celebrações", que resolvi falar sobre essa delícia que tem a tarefa de comemorar a vida com belos vinhos.

O fondue  é uma das comidas comunitárias mais famosas do mundo que deve início na Suíça francesa,em meados do século XVIII. Graças a esse povo, que sempre buscou comidas quentes para aquecer o frio instalado naquele canto do mundo , temos hoje essa receita dos deuses.

Fondues com vinhos

. Temos vários estilos de fondues, como o da Borgonha, do Vietna, e daí por diante. Mas vamos falar dos mais tradicionais que conhecemos aqui no Brasil. No quesito casamentos enogastronomicos, os fondues  de carne podem ser combinados com um Pinot Noir, bem simples ;

. Se preferir com queijo derretido, experimente um Sauvignon Blanc Seco ou um Chardonnay sem passagem por madeira. Caso não goste de brancos e queira casar com um tinto, a sugestão é um Pinot Noir ou Merlot bem simples;

. Para as sobremesas, prefira um espumante moscatel ;

. Para finalizar, uma dica é um vinho do Porto Tawny com um pedaço de bolo de nozes! Assim, o fondue ficará perfeito!


Receita de Fondue de chocolate


- 400 g de chocolate ao leite em barra,
- 100 g de chocolate meio-amargo,
- 1 lata de creme de leite light;
- 1 cálice de licor de amarula;
- frutas picadas . Pode ser bananas, morango, maças, etc..
- marshmallow

1 comentários :

Nanda Holt disse...

Ai que coisa boa. Adoro fondue. Com o vinho certo então fica melhor ainda! Bjos

Postar um comentário

Muito obrigada!