Agora, estamos falando do famoso Château Mouton Rothschild, de Pauillac, que no início dos anos 20, afim de comemorar seu primeiro vintage engarrafado inteiramente no château, o Baron Philippe de Rothschild (1902-1988), pai da baronesa Philippine, solicitou ao designer Jean Carlu um rótulo de um « Mouton », que mais tarde viria a ser um símbolo para a propriedade. Alguns anos depois, mas exatamente em 1945, o Château passou a garantir aos seus milléssimes uma ilustração original . A garrafa desta safra marcou a celebração do regresso da paz ao país, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o Barão decidiu, coroar o rótulo com um "V" de vitória, desenhada pelo jovem pintor Philippe Jullian. A partir daí, ele nunca mais parou de encomendar a grandes artistas desenhos memoráveis que passaram a fazer parte da história de cada milléssime produzido nesta propriedade.
Etiqueta 1945 |
Dentre os pintores estão obras de Picasso, Warhol, Soulages, entre outros. Um fato interessante é que os artistas que registram suas pinturas nesses rótulos não são remunerados, com a condição de ser respeitada a sua liberdade artística, embora a maioria deles são atraídos por certos temas, tais como a videira, o prazer de beber ou o próprio Mouton, que traduzido para o portugues significa carneiro. Nos últimos 20 anos ou mais, por iniciativa da baronesa Philippine, as coleções dos rótulos podem ser vistas em exposições em todo o mundo. Ao todo são mais de 60 pinturas exibidas em "La Exposition Mouton Rothschild – L’ Art et l’ étiquette", a qual já ganhou o mundo sendo vista em diversos países. Infelizmente, o Brasil ainda não foi palco para a exposição.
Confira abaixo alguns rótulos marcantes:
1973: honras de etiqueta a memória de Picasso que morreu em 8 de abril do mesmo ano.
1977: dedicada à visita da Rainha Mãe da Inglaterra.
2003: homenagem ao Barão Nathaniel de Rothschild. A etiqueta mostra uma imagem do Barão, na parte inferior da escritura de compra .
Etiqueta de 1973 |
0 comentários :
Postar um comentário
Muito obrigada!