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Brasileiros consomem mais vinho tinto

Dados da Wine Intelligence também apontam que jovens têm mais propensão a experimentar novos e diferentes tipos da bebida
 
 O mercado de vinhos tem conquistado o brasileiro, segundo pesquisa da Wine Intelligence sobre o comportamento do consumidor de vinhos no Brasil, realizada em 2012. Cerca de 94% das pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos que consomem vinho importado entre uma a duas vezes por ano disseram beber vinho tinto, enquanto 65% disseram consumir vinho branco. Os dados foram apresentados no 3º Debate - O vinho no Brasil, realizado na manhã desta quarta-feira (24) pelo Comitê do Vinho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
Dentro do universo pesquisado, o Estado de São Paulo é o maior consumidor de vinhos, sendo que a capital é responsável por 29% e o interior 21%. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com 19%, e Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador, todas com 7%. A renda mensal média dominante daqueles que bebem vinho é de R$ 2.076,00 a R$ 4.150,00. 
 
A frequência de consumo de vinhos importados é de uma a três vezes por mês para 33%, uma vez a cada dois ou três meses para 25% e uma vez por semana para 21% entre os respondentes. Segundo o Gerente de Mercado da Wine Intelligence e responsável pela apresentação da pesquisa, Paul Medder, "os consumidores entre 18 e 24 anos bebem com menor frequência". O coordenador do Comitê do Vinho da FecomercioSP e diretor do Centro do Comércio (Cecomercio), Didú Russo, diz que para o aumento de consumo, especialmente entre os mais novos, é necessário "a redução do custo, melhoria de distribuição de produtos e melhorar o entendimento do vinho como alimento". O produto chega à mesa do brasileiro 16 vezes mais caro em relação ao preço de produção, segundo Russo.
A ausência de propaganda e investimento em marketing, especialmente em e-commerce, foi apontado pelo vice-presidente de novos negócios e relações com clientes da agência Today (antiga Adbat-Tesla), Tato Simon, como um mercado a ser explorado.  "São 94 milhões de pessoas com acesso a internet no Brasil e seremos 115 milhões em 2016 com foco na classe A/B. O setor de vinho tem que aproveitar esse potencial, como o mercado de cervejas faz", disse Simon.  
 
Em 2012 houve crescimento de 12% no volume de buscas no segmento vinho no Google, sendo as subcategorias mais buscadas espumante, tinto, branco, do porto e rosé, respectivamente. "As buscas são influenciadas pela sazonalidade, especialmente nos meses mais frios, e nas festas de fim de ano", complementa Simon. Para o especialista, o e-commerce de vinho na internet é um caminho sem volta. O mais importante é definir a estratégia de presença na internet e investir em ferramentas como SEM (Search Engine Marketing) pautado em três principais pilares: tecnologia, popularidade e conteúdo relevante. "Ao seguir esses parâmetros é possível ficar em destaque nos buscadores", finalizou Simon.
 
As estratégias em e-commerce podem influenciar o público mais jovem. Segundo a pesquisa da Wine Intelligence, 67% das pessoas entre 18 e 24 anos gostam de experimentar estilos novos e diferentes de vinho regularmente. Esse percentual é maior na faixa etária entre 25 e 34 anos, chegando a 73%.  Por outro lado, na faixa entre 55 e 59 anos, 43% sabe do que gosta e tende a seguir o que conhece. 
 
O Comitê do Vinho FecomercioSP nasceu para colaborar com o debate para desburocratizar, desonerar e promover o vinho no Brasil, bem como a comunicação no setor em busca de maior consumo.
 
Fonte: Fecomércio
 

1 comentários :

Igor Santos disse...

Belos números, espero que em pouco tempo o mercado aqueça ainda mais e culturalmente aprendermos a apreciar essa maravilhosa bebida. Parabéns pelo blog Michele!

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Muito obrigada!