Dados da Wine Intelligence também apontam que jovens têm mais propensão a experimentar novos e diferentes tipos da bebida
O
mercado de vinhos tem conquistado o brasileiro, segundo pesquisa da
Wine Intelligence sobre o comportamento do consumidor de vinhos no
Brasil, realizada em 2012. Cerca de 94% das pessoas na faixa etária de
18 a 59 anos que consomem vinho importado entre uma a duas vezes por ano
disseram beber vinho tinto, enquanto 65% disseram consumir vinho
branco. Os dados foram apresentados no 3º Debate - O vinho no Brasil,
realizado na manhã desta quarta-feira (24) pelo Comitê do Vinho da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP).
Dentro
do universo pesquisado, o Estado de São Paulo é o maior consumidor de
vinhos, sendo que a capital é responsável por 29% e o interior 21%. Na
sequência aparece o Rio de Janeiro, com 19%, e Belo Horizonte, Brasília,
Porto Alegre e Salvador, todas com 7%. A renda mensal média dominante
daqueles que bebem vinho é de R$ 2.076,00 a R$ 4.150,00.
A
frequência de consumo de vinhos importados é de uma a três vezes por
mês para 33%, uma vez a cada dois ou três meses para 25% e uma vez por
semana para 21% entre os respondentes. Segundo o Gerente de Mercado da
Wine Intelligence e responsável pela apresentação da pesquisa, Paul
Medder, "os consumidores entre 18 e 24 anos bebem com menor frequência".
O coordenador do Comitê do Vinho da FecomercioSP e diretor do Centro do
Comércio (Cecomercio), Didú Russo, diz que para o aumento de consumo,
especialmente entre os mais novos, é necessário "a redução do custo,
melhoria de distribuição de produtos e melhorar o entendimento do vinho
como alimento". O produto chega à mesa do brasileiro 16 vezes mais caro
em relação ao preço de produção, segundo Russo.
A
ausência de propaganda e investimento em marketing, especialmente em
e-commerce, foi apontado pelo vice-presidente de novos negócios e
relações com clientes da agência Today (antiga Adbat-Tesla), Tato Simon,
como um mercado a ser explorado. "São 94 milhões de pessoas com acesso
a internet no Brasil e seremos 115 milhões em 2016 com foco na classe
A/B. O setor de vinho tem que aproveitar esse potencial, como o mercado
de cervejas faz", disse Simon.
Em
2012 houve crescimento de 12% no volume de buscas no segmento vinho no
Google, sendo as subcategorias mais buscadas espumante, tinto, branco,
do porto e rosé, respectivamente. "As buscas são influenciadas pela
sazonalidade, especialmente nos meses mais frios, e nas festas de fim de
ano", complementa Simon. Para o especialista, o e-commerce de vinho na
internet é um caminho sem volta. O mais importante é definir a
estratégia de presença na internet e investir em ferramentas como SEM
(Search Engine Marketing) pautado em três principais pilares:
tecnologia, popularidade e conteúdo relevante. "Ao seguir esses
parâmetros é possível ficar em destaque nos buscadores", finalizou
Simon.
As
estratégias em e-commerce podem influenciar o público mais jovem.
Segundo a pesquisa da Wine Intelligence, 67% das pessoas entre 18 e 24
anos gostam de experimentar estilos novos e diferentes de vinho
regularmente. Esse percentual é maior na faixa etária entre 25 e 34
anos, chegando a 73%. Por outro lado, na faixa entre 55 e 59 anos, 43%
sabe do que gosta e tende a seguir o que conhece.
O
Comitê do Vinho FecomercioSP nasceu para colaborar com o debate para
desburocratizar, desonerar e promover o vinho no Brasil, bem como a
comunicação no setor em busca de maior consumo.
Fonte: Fecomércio
1 comentários :
Belos números, espero que em pouco tempo o mercado aqueça ainda mais e culturalmente aprendermos a apreciar essa maravilhosa bebida. Parabéns pelo blog Michele!
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Muito obrigada!