Com bolhas finas, muita fruta e excelente custo - benefício, a cava tem sido o carro-chefe das exportações na Espanha, e os produtores estão animados com as encomendas para este final de ano. A estimativa é atender uma produção de 35 milhões de garrafas ,sendo que a Freixenet, líder da marca no país deverá produzir sozinha cerca de 12 mil garrafas.
Porém, nem tudo é sinônimo de comemoração na Espanha, principalmente na região da produção da Cava, a Cataluña. Isso porque, existe no país uma complexidade política que se estende há muitos anos, a Cataluña quer se separar da Espanha, ou seja, quer ser um país independente. Com isso, o nacionalista Artur Mas , anunciou as eleições antecipadas para o dia 25 de novembro, quando a previsão era para 2014.
Em caso de vitória, Artur Mas, prometeu um referendo sobre a autodeterminação da Cataluña. Com isso, os produtores ficam no alerta contra boicotes como o que aconteceu em 2005, quando os produtos da Cataluña sofreram boicote , em meio a debates nacionalistas. Na época, as vendas da cava caíram 7,27% em relação a 2004.
Segundo o diretor de comunicação da Freixenet , Pedro Bonet, a preocupação existe, sim, mas o lema é trabalhar e continuar fazendo a melhor Cava que puderem produzir.
Segundo o diretor de comunicação da Freixenet , Pedro Bonet, a preocupação existe, sim, mas o lema é trabalhar e continuar fazendo a melhor Cava que puderem produzir.
Bonet comemora ainda o sucesso nas vendas “Atualmente, vendemos 76% da nossa produção ao mercado estrangeiro, contra 24% no Mercado espanhol. As exportações estão em pleno progresso, tivemos um aumento de 2,07% nas vendas em relação a 2010 e ainda conseguimos um recorde histórico de 152 milhões de garrafas vendidas para o estrangeiro”, relata.
“Isso demonstra que mesmo em épocas difíceis como a crise europeia , os produtores de Cava conquistaram um Record no mercado estrangeiro, isso é muito positivo,” comemora o presidente do Conselho de Regulamentação da Cava, Gustavo Garcia Guillamet.
Fonte: La Revue Du Vin de France
0 comentários :
Postar um comentário
Muito obrigada!