Além de Roberta, outros profissionais também aderiram a campanha, como é o caso de Alex Atala , que ao lado da sommelière do grupo, Gabriela Monteleone, retirou cerca de 20 rótulos brasileiros das cartas dos restaurantes DOM , Dalva e Dito.
Entenda sobre o movimento salvaguarda
Estima-se que atualmente chegam ao Brasil todos os anos cerca de 70 milhões de garrafas vindas de diversos lugares do mundo. Isso incomoda muito os produtores brasileiros que ficam dentro de uma concorrência acirrada. Por isso, alguns deles, estão solicitando junto ao governo um aumento do imposto para os vinhos estrangeiros , que passaria de 27% para 55%, conforme destacou o especialista em vinhos, Marcelo Copello em seu blog , http://vejario.abril.com.br/blog/vinoteca/brasil/guerra-fiscal. Isso implicaria num aumento absurdo , estabelecendo uma grande barreira para a entrada de rótulos no país.
Enquanto não temos uma decisão governamental, segue no Brasil uma onda de protestos, mais que justa . Pois os consumidores brasileiros precisam ter acesso aos vinhos de fora, que já são carissímos no Brasil, limitando uma grande parte da população. Um movimento como esses, é um desrespeito aos cidadãos brasileiros, já que os vinhos brasileiros já estão sendo consolidados no mercado nacional e internacional. Ou seja, tem lugar para todos e o que precismos é fortalecer a cultura do vinho no nosso país!
Roberta Sudbrack, |
0 comentários :
Postar um comentário
Muito obrigada!